Teoria das cores : para perder o medo.

Teoria das cores

Cores são sempre motivo de dúvidas e até mesmo de preocupações.

Vejo que muitas pessoas preferem deixar a casa em tons neutros não porque querem, mas por medo de usar as cores e errar.

Realmente usar cores não é uma simples brincadeira de criança.Algumas pessoas tem o senso estético tão apurado que para elas é a coisa mais simples do mundo.Para outros como eu, é necessários afinco no aprendizado e alguns erros e acertos para tornar o trabalho de designer mais fácil.

Mas aí você me diz: tudo bem para quem é designer e precisa saber disso para trabalhar.Mas e para mim que além de não ter essa necessidade no meu trabalho, ainda não tenho condições para contratar um decorador?

Bom se realmente o dindin está contadinho ( embora hoje designers podem te atender de várias maneiras distintas e nem saia tão caro assim, no caso de consultorias), você está lendo o primeiro de uma série de posts que vai a te ajudar a desvendar as cores e a usá-las.Mas atenção: depois desse post você nunca mais será a mesma e eu sou obrigada a alertá-los “CORES VICIAM”.

Teoria das cores

Vamos começar por alguns conceitos básicos para você entender alguns jargões usados no meio do design.

Cores primárias: é cada uma das três cores indecomponíveis  que, misturadas em proporções iguais dão origem às demais cores do espectro.São elas: amarelo, azul (ciano) e vermelho ( magenta).

Teoria das cores

 

Cores secundárias : resultado da mistura em proporções iguais de duas cores primárias.Ex : laranja, verde, violeta.

Teoria das cores

 

Cor terciária :  é a intermediária entre uma cor secundária e qualquer uma das primárias que lhe dão origem, ou seja, é a mistura de uma cor secundária com uma ou duas cores das primárias que a forma.Ex : vermelho/laranja, azul/verde, vermelho/violeta.

Teoria das cores

 

Tom: é o grau de aproximação de uma cor do preto ou branco.Isso é um tom mais escuro de verde aproxima-se cada vez mais do preto.Quanto mais o tom de uma cor é rebaixado menos cansativo ele fica.Por exemplo um vermelho muito chamativo, pode torna-se menos pesado com o acréscimo do preto nele.Continuará vermelho, mas mais sofisticado.

Teoria das cores

Saturação : é o grau de pureza da cor.Cores cítricas são muito saturadas e consequentemente mais cansativas.Cores pastéis têm menos saturação é são calmantes.

 Teoria das cores

 Matiz ou nuance: são denominações que se dão a novas cores que vão surgindo das misturas sucessivas entre si. Ex : violeta que já tem vermelho em sua composição, se tiver mais acréscimo de vermelho, vai se aproximar do púrpura.Se ao contrário receber mais azul tenderá para o violeta.

Teoria das cores

Um instrumento que vai te ajudar bastante (eu ainda tenho o meu) é o disco de cores.Você pode encontrá-lo em lojas que vendem material de arte.Com ele em mãos todos esses termos aí em cima vão da teoria à prática.

Teoria das cores

 

Nos próximos posts eu vou dar dicas para vocês das várias harmonias de cores.Sim é assunto que dá pano pra manga e vamos ter muito o que compartilhar.

Mas para não ficar com água na boca que tal algumas imagens para começar a se inspirar?

Teoria das cores

 

Teoria das cores

 

Teoria das cores

 

Teoria das cores

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *