Fotografia autoral:seu DNA

O que é fotografia autoral?Que tipo de fotografia te atrai??O que faz seus olhos se demorarem um pouco mais??

Fotografia autoral

Com a onda do Instagram todo mundo quer ser hoje um pouco “fotógrafo”. E deve!!!

Mas deixando modismos de lado, creio que a fotografia, sempre foi um instrumento de fascínio nas nossas vidas (pelo menos na minha…).

Desde as primeiras, feitas pelos irmãos Lumiére, até os dias de hoje a fotografia tem avançado, no que diz respeito ao tratamento da imagens, na sua edição e divulgação.

Antes, havia a magia e a surpresa, ao se esperar todo o rolo de filme terminar, para então   para revelar e descobrir o que saiu da sua exaustiva e empolgante missão de tirar fotos.

A surpresa poderia ou não ser agradável, porque não existe nada pior do que fotos fora de foco, veladas ou escuras em um evento ou viagem que você esperou demais.Por isso havia um grande empenho em se aprender um pouco mais sobre a máquina que se usava, sobre o filme e até mesmo gastar alguns rolos em teste para se familiarizar com ela.

Com as máquinas fotográficas digitais, se a foto não fica boa, você simplesmente deleta e tira outra e na pior das hipóteses com um sem número de programas você edita a foto.

Fotografia autoral

Fotografia autoral

Fotografia autoral

Fotografia autoral

Fotografia autoral

Mas acima de tudo, uma foto precisa ter DNA.De preferência o seu!!!!

Isso significa, descobrir a temática que mais te encanta e agrada, a luz que beneficia ou não o clique, os melhores ângulos, todos os recursos da sua máquina.

Suas fotos devem expressar quem você é, o momento que está vivendo.Afinal elas marcam momentos únicos na nossa vida.

Eu particularmente, não sou fã de fotografar pessoas, a não ser que elas estejam no contexto da foto que imaginei.Como designer gosto de fotografar detalhes, arquitetura, paisagens, macrofotografia de natureza e comidas!!!!

Ver e estudar fotos de grandes fotógrafos, de sites e blogs autorais (onde a maior parte dos posts tem fotos da própria pessoas que os escreve e nem sempre ela é “proffisional” em fotografia), fotos que você curte no Insta, são ótimos para lapidar seu olhar.

Mas tudo que é aprendido tem que ser colocado em prática!!!Portanto arrisque-se, experimente e crie o “seu” álbum de fotos, a sua marca o seu DNA, que não precisa ser necessariamente o que todo mundo anda fazendo por aí.

Fotografia autoral

Fotografia autoral

Fotografia autoral

Fotografia autoral

Fotografia autoral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *