Laca na decoração:versatilidade!

Laca na decoração não é propriamente atual,mas por um bom tempo ela ficou restrita à cor branca e além de ser cara, não era muito durável.

Laca na decoração

Com a tecnologia e o desenvolvimento de novos materiais e maneiras de aplicação, hoje ela é encontrada nas mais diversas cores, diferentes acabamentos e pode ser aplicada em superfícies diversas.

É o tipo de acabamento que chama bastante atenção e que hoje é o queridinho da decoração.

Você pode renovar móveis e portas com esse acabamento, que pode ser acetinado ou brilhante.

A quantidade de cores que você pode usar nos deixam tontos e cheios de dúvidas e existe cada uma mais linda que a outra.

E por incrível que pareça as cores mais usadas são as mais chamativas como o amarelo, vermelho e turquesa.Os tons pasteis também estão em alta.

Laca na decoração

Laca na decoração

Laca na decoração

Laca na decoração

“Já praticada na China por volta do século VI a.C., a requintada arte da laca atingiu seu apogeu durante a dinastia Ming, mas continua a desenvolver-se tanto em países do Oriente como em vários países ocidentais.

Como outros vernizes naturais, a laca é uma resina obtida de plantas da família das anacardiáceas, em geral das espécies Rhus succedaneaR. vernicina e Melanorhoea laccifera, originárias do Extremo Oriente. Colhido através de incisão na casca dessas árvores, o exsudado (látex de aspecto cremoso) é purificado por várias filtragens e preservado contra a ação do ar e da luz em recipientes hermeticamente fechados.

Com um pincel muito leve, sobrepõem-se ao objeto que se pretende decorar, geralmente de madeira, várias (às vezes mais de vinte) camadas finas de laca, que pode ser pigmentada. À aplicação de cada camada seguem-se a secagem, em atmosfera quente, úmida e livre de poeira, e o polimento, para obter homogeneidade e brilho. Sobre o objeto assim preparado podem executar-se diferentes técnicas de decoração como sejam a pintura, gravura ou incrustação, entre outras.” ( fonte Wikipédia)

Hoje a maioria dos móveis laqueados usa tinta automotiva e os cuidados que você deve ter é basicamente o mesmo com a pintura do seu caro, isso é, usar cera automotiva de 6 em 6 meses para manter o brilho e a cor.Em móveis como mesas, dê preferência àqueles que tem vidro sobre o tampo para protegê-lo dos riscos.

É permitido o uso de detergente neutro ou sabão de coco para limpeza, mas é aconselhável usar uma flanela seca na sequência para remover qualquer resíduo.

Laca na decoração

Laca na decoração

Laca na decoração

Laca na decoração

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *