Concreto aparente: moderno e lindo.

Talvez muitas pessoas tenham dúvida e até mesmo confundam o cimento queimado com o concreto aparente.

O concreto aramado, muito usado na arquitetura chamada brutalista ou modernista, deixava entrever aquilo que normalmente era escondido pela massa corrida e pintura nas construções.

 Era como se ela quisesse colocar à mostra a simplicidade e o vigor dos materiais e técnicas de construção usados, sem que eles ficassem em segundo plano em relação aos detalhes encontrados nos estilos de casas que se viam por aqui e que eram importados do exterior.

 Mas isso não ocorreu inicialmente por aqui, mas na Europa onde a escola Bauhaus foi a grande divulgadora desse estilo que se contrapunha ao estilo clássico e rebuscado até então tão amado e usado.

 Por aqui ele logo encontrou adeptos e por onde quer que andemos principalmente nas grandes capitais encontramos grandes obras nesse estilo.

Concreto aparente.

Concreto aparente.

Concreto aparente.

Concreto aparente.

Concreto aparente.

 Ele é muito atual e o seu uso deixa a casa com um ar moderno, limpo e com um que de industrial.

 Eu pessoalmente o acho lindo, mas se não tomarmos cuidado, ele pode deixar o ambiente árido e sem graça, com cara de que falta alguma coisa para se fazer.

 A grande vantagem de se usá-lo é que você poupa no acabamento, uma vez que ele já faz parte da etapa de uma obra.Mas existem locais onde ele é feito exclusivamente com a função de ser parte da decoração e não meramente parte estrutural.

 É o caso de bancadas, e até mesmo de estantes.Os encontramos muito nas cozinhas e banheiros, mas estantes baixas ficam muito bonitas nas salas.

 E o que falar desse material em um espaço gourmet?

 Como é um material rústico e poroso, devemos ter o cuidado de impermeabilizá-lo com resina incolor.A limpeza deve ser feita com sabão neutro e água sob pressão.

Concreto aparente.

Concreto aparente.

Concreto aparente.

Concreto aparente.

Concreto aparente.

 Deve-se optar sempre por mão de obra especializada quando se quer deixar o concreto aparente, uma vez que ele não aceita retoques.Precisa ser feito e muito bem feito de uma única vez.

 Para ser executado são usadas fôrmas metálicas ou de madeira.Como a forma fica em contato direto com o concreto enquanto esse toma presa, você pode decidir o efeito que quer dar ao concreto de acordo com o tipo de madeira e até a largura das mesmas, uma vez que esse padrão vai ficar impresso no concreto.

 Com tábuas mais finas você vai conseguir um efeito de ripas no concreto, mas se você quiser uma superfície mais uniforme deverão ser usadas placas maiores e as frestas vedadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *