Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Brinco que moro em um ninho de tico-tico.Meu apê tem uns 50 metros quadrados e uma área de serviço bem pequena.Tão pequena que tivemos que escolher entre um tanque e uma máquina de lavar, porque os dois, impossível.

Mas como morei minha vida inteira em casa, com jardim e quintal, não ter um verdinho em casa era triste.

Mas um pequeno móvel de madeira de demolição, e algumas suculentas e cactos já poderiam solucionar o meu problema.

Meu “jardim secreto” andava um pouco desleixado, quase a minha cara (rsrsrs).Mas eis que um raio de luz iluminou meu coração (brega, mas quem não tem um pouco dentro de si??) e resolvi que era hora de dar um “up” nele e de quebra fazer um passo a passo bem simples e muito lindinho para vocês: vasinhos de cimento!

Como cactos e suculentas precisam de pouca água, dá para fazer esses vasinhos sem furo para drenagem.

E vocês não vão ter muitos gastos, apenas um pouco de treino e olho clínico para saber se o “ponto” da massa de cimento está correta.E  como essa não era a minha praia, os primeiros que fiz não deram muito certo!!O excesso de água no cimento vai deixar o vasinho cheio de furinhos e esfarelando nas bordas e a falta de água vai provocar rachaduras nele, na hora de você tirá-lo dos  moldes.Mas vamos lá aprender??

Materiais:

Recipientes plásticos (comprados em lojas de R$1,99)

Massa pronta de cimento (não é o cimento puro,ela já vem pronta e você precisa apenas misturar água.Vende em sacos grandes, mas em algumas lojas de material de construção você encontra sacos em quantidades menores)

Recipiente plástico maior, pode ser um balde, para misturar a massa

Uma espátula.Se quiser pode misturar com a mão mesmo!!

IMG_9473

Passo a passo

1)Vá acrescentando água aos poucos até que a textura esteja como a mostrada na foto.

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!2) Hora de encher nossos moldes.Algumas pessoas acham legal “untar” os moldes com vaselina.No meu caso não fiz isso e deu certinho.

Vá colocando a massa e batendo o molde para a massa assentar e eliminar as bolhas.Encha até a altura que for do seu agrado, lembrando que quando colocar o outro recipiente para fazer a cavidade do vasinho essa altura vai aumentar.

Centralize o copo  e aperte para que a cavidade possa ser criada.Tomando cuidado para não aprofundar demais e o fundo do vaso ficar fino.Não tem como medir corretamente, é mais no olho mesmo.Na dúvida não aprofunde demais!!Eu gosto de encher o copo com água para dar mais estabilidade a ele.Do contrário , a massa tende a empurrá-lo para cima.

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

3) Agora é uma questão de paciência para esperar o vasinho secar.Eu deixei os meus secando por 48 hs.Depois disso com muito cuidado, retire a água do copo e vá girando o mesmo para que ele possa se soltar.O interior do vasinho vai estar úmido.Espere mais 24 hs para “desenformá-lo.Passadas as 24 hs forre a bancada com um pano, vire o molde de cabeça para baixo e bata o mesmo com delicadeza contra a bancada, dando também pequenas pancadinhas no fundo.O vasinho vai deslizando até sair.

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

4) Hora de plantar!!! Escolhi cactos e suculentas por precisarem de poucas regas, porque o vasinho não tem furo de drenagem.Forrei o vaso com caquinhos de telha e plantei minhas mudinhas.

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!

Espero que tenham gostado! E esse é só o primeiro de muitos passo a passo por aqui!

4 opiniões sobre “Vasinhos de cimento: faça você mesmo!!!”

  1. Olá! Primeiramente te parabenizar pelo site super lindo, cheio de idéias legais e maravilhosas!
    Gostaria de saber qual a marca desse cimento que você utilizou, já que não precisou de areia para fazer a mistura.
    Comprei um cimento para tentar fazer, mas não sei o que deu errado, se tinha que misturar areia, só sei que não deu certo. =(

    Abraços!!

    1. Oi Thaissa,

      muito obrigada querida!!Na verdade comprei no quilo, então não tinha marca.Mas o nome para você comprar é “massa pronta para reboco ou assentamento”.Ela já tem areia na massa o que facilita nossa vida.Se você jogar no Google o título massa pronta para reboco, você vai encontrar várias marcas e ter uma melhor ideia do que é, pra pedir na loja de construção que você for comprar.Com ela não vai ter erro ao fazer seus vasinhos!!!Espero que dê certo!!!
      Sei que a Quartizolit tem.

  2. Aaa lembrei, entrei aqui por causa desse post de vasos de cimento. Achei lindo, encontrei pelo google. Vou tentar fazer. Seu blog é lindo. Tem coisas que curto demais. Estou fazendo um blog finalmente, fazendo algo que me identifico e que muitos amigos pediam, que eu escrevesse. Mas enfim…eu curso muito jardinagem(especial suculentas), decorações fofas e tudo que é fofo, rosa, vintage. Amo animais, amoooo cozinhar!! Por isso estou amando seu blog. Me tira uma dúvida: Você faz tudo sozinha?? Você faz a diagramação do blog só?? Porque pra mim isso é terrível…eu fico louca com o tempo que levo para organizar as coisas no blog. Eu estava fazendo um pelo wordpress, mas vou fechá-lo, porque achei o wix mais fácil e estou conseguindo colocar mais coisas por lá. Mas ainda assim, me acho uma burra…seu blog é lindo de viver…fico só pensando no trabalho que dá :/ Por isso foquei pensando se você faz tudo sozinha… Mas enfim, parabéns, tá lindo! Quando eu tiver coragem de divulgar o meu, posto aqui pra você :* Fique com Deus! Míriam

    1. Oi Míriam!!!! Na verdade pedi a um web designer que criasse o blog pra mim, porque na verdade ele é um site com um blog dentro!!! Mas todo o resto, como acrescentar novos widgets ou pequenas alterações eu mesma faço, porque antes desse blog no WordPress tinha um no Blogger e fiz tudo sozinha tendo que pesquisar bastante, então algumas coisas para mim foram mais fáceis. Não conheço o Wix mas confesso que sou apaixonada pelos recursos do WordPress.Tem um curso na EDUK (www.eduk.com.br) que te ensina o caminho das pedras para trabalhar com o WordPress.Minha irmã fez e conseguiu montar o dela sozinha!!! E muito obrigada pelos elogios.Estou procurando a cada dia torná-lo mais interessante e bem autoral!!!Se você quiser dar uma olhada com o web designer que fez para mim o site deles é http://blenderdmp.com.br/
      Um grande beijo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *