Oeufs en Cocotte: comida que reconforta.

Oeufs en Cocotte: comida que reconforta.Fim de semana chegando, uma agenda cheia de tarefas para fazer e a gripe resolveu me pegar.

Mas como sou uma pessoa de palavra e não quero dar para trás no desafio que eu mesma me propus e que vou partilhar com vocês quinzenalmente (estou querendo que seja semanal), resolvi fazer hoje um prato simples, mas muito gostoso e com cara de comida que traz cuidado: “Oeufs em cocotte” ou ovos na tigelinha.

Gente, não tem como errar e é muito gostoso, ainda mais nesse tempinho que já está começando a esfriar. Você pode servi-lo acompanhado de fatias de pão italiano ou uma boa baguete francesa fresca!!!

A graça dessa receita são os ramequins em que os ovos são servidos, mas a chef inglesa deu uma ótima idéia de fazê-los em xícaras, que também fica lindo. Só tomando cuidado para saber se elas podem ir ao forno.

Mas vamos deixar de blábláblá e partir para a ação.

Ingredientes: 150 gr de molho bechamel – sal e pimenta-do-reino a gosto – 1 pitada de noz moscada – 1 punhado de salsa ou manjericão – 4 ovos

Para o molho bechamel: 30 gr de manteiga – 30 gr de farinha de trigo – 500 ml de leite morno – ¼ de cebola – 1 cravo-da-índia – 1 folha de louro – 1 pitada de noz moscada – sal e pimenta-do-reino branca

Oeufs en Cocotte: comida que reconforta.Leve ao fogo médio uma panela grande e derreta a manteiga. Acrescente a farinha e mexa bem com uma colher de pau até obter um creme liso (roux).Retire do fogo.

Comece incorporando 2 colheres de sopa de leite ao roux, mexendo para dissolver, depois repita a operação até ter usado ¼ do leite. Passe a mexer com um fouet e adicione o leite aos poucos.

Devolva a panela ao fogo médio, junte a cebola, o cravo-da-índia e o louro e cozinhe em fogo brando por 10 minutos, mexendo sempre para o molho não queimar no fundo da panela. Se ele ficar muito Gross, incorpore um pouco mais de leite.

Retire a cebola, o cravo e o louro, depois tempere com noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino branca.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque uma boa colherada de molho bechamel no fundo de um ramequim e acrescente um pouco de salsa picada.Quebre um ovo por cima, adicione 1 colher de molho.Repita o procedimento em 3 ramequins.

Oeufs en Cocotte: comida que reconforta.

Oeufs en Cocotte: comida que reconforta.Coloque-os em banho-maria num tabuleiro com água morna na altura da metade dos ramequins. Leve-os ao forno por 15 minutos ou até as gemas estarem ao seu gosto.

Se quiser acrescente cogumelos picados, presunto, salmão defumado ou tomates cereja depois do molho bechamel.

Oeufs en Cocotte: comida que reconforta.

Oeufs en Cocotte: comida que reconforta.

Oeufs en Cocotte: comida que reconforta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *