Omelete suflê com relish basco de pimentão.

Omelete suflê com relish basco de pimentão.Sexta-feira  é dia de experimentos na cozinha.

E a receita tem um nome pomposo: omelette soufflée et piperade!!

Ainda que a panela indicada para a receita de hoje seja uma frigideira antiaderente que possa ir  ao forno ( e que eu infelizmente não tenho) resolvi improvisar com o meu novo xodó: uma panelinha de ferro fundido muito fofa.

Para um almocinho rápido já que não gasta muito tempo essa receita é muito gostosa !!

Bora lá para os ingredientes

Para a piperade: 2 colheres de sopa de azeite de oliva – 1 dente de alho esmagado até virar pasta – 1 cebola em rodelas finas – 1 ramo de tomilho – 1 pimentão  verde sem sementes, em rodelas finas – ½ colher de chá de pimenta Espelette* ou 1 pitada de chili em pó – 2 tomates picados grosseiramente – 1 pitada de açúcar – sal a gosto

Para o omelete suflê: 4 ovos separados – 1 pitada de sal – 1 colher de sopa de manteiga

Omelete suflê com relish basco de pimentão.Preparo

Para fazer a piperade: leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente grande e nela coloque o azeite, o alho, a cebola e o tomilho.Quando a cebola começar a amolecer, acrescente o pimentão e os tomates. Tampe e cozinhe por 10 minutos ou até o pimentão ficar macio.

Enquanto isso preaqueça o forno a 180 graus e prepare o omelete suflê. Numa tigela bata as claras em neve com uma pitada de sal.Numa tigela grande, bata as gemas por 1 minuto. Incorpore metade das claras às gemas, homogeneizando bem  a mistura, depois adicione o restante das claras.

Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente que possa ir ao forno ( usei minha panela de ferro).Derreta a manteiga até começar a chiar, acrescente os ovos e, com a ajuda de uma espátula de silicone, espalhe-os para que cubram o fundo da frigideira. Cozinhe por 3-4 minutos e leve ao forno por 4 minutos.

Para servir, coloque o omelete em um prato. Retire o tomilho da piperade, acrescente o açúcar e prove.Espalhe o piperade por cima do omelete e sirva imediatamente.

*A pimenta Espelette é cultivada no País Basco, ela é menos ardida que o chili, mas mais forte que a pimenta comum.

O meu omelete suflê estava lindo dentro do forno, mas na hora da foto ele resolveu dar uma murchadinha.O segredo para ele ficar lindo é seguir o tempo de cozimento no fogão e no forno à risca. Fica a dica!! Mas detalhes à parte o sabor é simplesmente maravilhoso.

Omelete suflê

Omelete suflê

Omelete suflê

Omelete suflê com relish basco de pimentão.

Omelete suflê

Omelete suflê

Uma opinião sobre “Omelete suflê com relish basco de pimentão.”

  1. Ole1!Sou a Formiguinha:)Je1 queria vir cchenoer o teu cantinho e0 mais tempo mas infelizmente ando numa fase um pouquinho complicada a nedvel do tempo para estar por aqui.Hoje vim aqui numa fujida e pelo que vi acho que vou gostar de te visitar mais vezes. Parabe9ns pelo blog e pelas recitas te3o bem elaboradas e fotografadas.Bom fim-de-semana!Beijinhos da Formiguinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *