Fromage frais ou queijo fresco!

Apesar desse ser um blog cujo maior foco seja decoração e artesanato, não tem como pensar em uma “Dolce Casa” sem uma mesa recheada de coisas gostosas.

Venho de uma família italiana onde brincamos que sempre resolvemos nossos problemas na cozinha!!! Tudo por lá é motivo para nos reunirmos ao redor da mesa.

E temos novidades.As receitas agora serão semanais,.Primeiro porque estou amando essa investida culinária e segundo, porque as receitas do livro “A Pequena cozinha em Paris” são muitas e quero testar e passar para vocês todas  descobertas e pontos de vista.Sim, porque nem todo fogão é igual, paladares são diferentes e alguns ingredientes não conseguimos encontrar.

A receita de hoje é bem simples.Na verdade serão duas.

O motivo é que ambas são a base para algumas outras receitas, então nada mais lógico do que essa sequência.Uma delas na verdade, o crème fraîche” é um ingrediente que em alguns países já é encontrado pronto em supermercados, mas por aqui em Belo Horizonte não achei.Então a internet facilitou a minha vida e encontrei uma maneira de fazer!!! No início achei que a receita tinha desandado, mas no dia seguinte veio a surpresa.

A outra é um queijo fresco facílimo de fazer, de sabor delicado que você pode usar de base para outras receitas!!!

Vamos colocar a mão na massa.

Crème fraîche

A receita original tirei daqui.

Ingredientes

1 e ½ xícara de creme de leite fresco – ½ xícara de coalhada.

Crème FraîchePreparo

Misture bem o creme de leite e a coalhada.Coloque a mistura em um pote com tampa. Deixe descansar em temperatura ambiente ( em um local mais quente) por 24 hs.Mexa de vez em quando (de 8 em 8 horas  é o suficiente).Depois leve para gelas por 24 hs antes de usar.Ele pode ficar na geladeira por até 8 dias.

Crème Fraîche

Crème Fraîche

Crème FraîcheNão se assute quando passarem as primeiras 24 hs e a sua mistura estiver cremosa, mas ainda líquida!! Eu coloquei na geladeira a minha assim, achando que  tinha dado errado, mas para minha surpresa depois de 24 horas na geladeira ela estava um  creme bem firme!!! O sabor é leve e delicado, mas um pouco ácido. Muito gostoso.

Crème FraîcheFromage Frais – queijo fresco

Essa foi outra receita que tive que adaptar.Não sei vocês, mas em Belo Horizonte , não se acha leite de “saquinho” desnatado e os leites UHT não podem ser usados.Então usei leite integral mesmo. Outro ingrediente, que é o iogurte probiótico ou leite fermentado,em nossos supermercados não são itens comuns, dessa maneira usei Yakult, que vem adoçado, mas ainda assim ficou um queijo leve e saboroso, dando para usar nas minhas outras receitas em que ele entra. De resto é muito simples de fazer.

Ingredientes

2 litros de leite desnatado ou semidesnatado, mas não UHT nem homogeneizado – 125 g de iogurte probiótico ou leite fermentado –  suco de 1 limão siciliano (6 colheres de sopa)* – 1 pitada de sal ou açúcar – 2 colheres de sopa de creme de leite fresco (opcional)

*dificilmente um limão siciliano fornece as 6 colheres, então compre mais, porque realmente é necessário essa quantidade.

Fromage frais - queijo frescoPreparo

Leve o leite ao fogo brando numa panela grande e mexa delicadamente até começar a fumegar e formar bolhinhas nas bordas (não pode ferver) Isso leva uns 20 minutos.Desligue o fogo.

Deixe esfriar um pouco (se você colocar o dedo não deve queimar)  antes de incorporar o leite fermentado e o suco de limão.Mexa delicadamente.Aqui você já vai ver o leite talhando.Depois reserve por mais 10 minutos sem mexer a mistura.Volte a panela ao fogo e ferva o leite.Quando talhar, isto é, quando o soro se separar do coalho, retire do fogo.

Fromage frais - queijo fresco

Fromage frais - queijo frescoForre uma peneira fina com um tecido fino.Coloque a peneira sobre uma tigela e despeje o leite talhado.Feche o pano bem firme logo acima do coalho, como se estivesse fazendo uma trouxinha e esprema para retirar o excesso de líquido.Em seguida dê um nó nos cantos para formar uma bolsa e passe uma colher de pau pela alça.Pendure o queijo sobre uma tigela mais funda e leve à geladeira por 30 minutos.

Fromage frais - queijo fresco

IMG_0281

Fromage frais - queijo frescoPara servir, retire o queijo do pano, esmigalhe com as mãos delicadamente e tempere com sal ou açúcar.Sirva assim para uma versão mais firme ou incorpore duas colheradas de creme de leite fresco para obter um queijo mais liso e cremoso.

Fromage frais - queijo fresco

Fromage frais - queijo fresco

Fromage frais - queijo fresco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *