Piso de madeira na cozinha: estranho?

Eu sei que vou dividir opiniões, talvez até mesmo ser criticada, mas vivemos em uma democracia e eu amo falar do que gosto e me inspira!!!

Claro que a ideia que vou dar aqui provavelmente não seja tão prática como estamos acostumados que esses ambientes sejam, mas piso de madeira na cozinha pode sim!!!!

Pra nós brasileiros está longe de ser uma prática comum ter esse revestimento no piso desse ambiente, porque logo pensamos na higiene, na limpeza e na manutenção.Além do que  a madeira não é “prática” nem na sala.

Se procurarmos inspirações para cozinha em sites estrangeiros veremos que muitas delas têm piso de madeira.Muitas porque são em prédios antigos e normalmente o piso de todos os cômodos, inclusive banheiro é de madeira.Provavelmente por causa dos invernos rigorosos essa seja uma prática comum por lá.Também porque nesses prédios e casas antigos não havia necessariamente um cômodo destinado à cozinha e em muitos casos tiveram que adaptá-los a uma cozinha mais moderna.

Piso de madeira na cozinha: estranho?

Piso de madeira na cozinha: estranho?

Piso de madeira na cozinha: estranho?

263f9a70d4890f6021ca0bdd9cd27ae7

817a80953c5673d9a2844749f9531782

Piso de madeira na cozinha: estranho?

Piso de madeira na cozinha: estranho?

5042524087_63f383329c E se voltarmos ao nosso passado, nos casarões e casas mais antigos, muitos deles tinham madeira no piso, porque a cerâmica era cara e vinha do exterior.O máximo que se fabricava no Brasil eram lajotas de barro ou o nosso cimento queimado.

Conheci o apartamento de uma escocesa em um prédio com mais de 100 anos e é exatamente assim.Nem cara de cozinha como estamos acostumados a ver eles têm. É bem diferente.

Mas aí muitos vão dizer: moramos em um país tropical, bem quente e pisos de cerâmica são mais indicados.

A madeira é atérmica, não esquenta, nem esfria, apenas mantém a temperatura.A questão de usá-la ou não na decoração é de gosto mesmo.

Agora então com metragens bem reduzidas em casas e apartamentos, onde paredes vem abaixo para unificar ambientes e o uso de um mesmo piso em toda a casa é preconizado acho que seja muito válido sim.Eu por exemplo não gosto de pisar em um chão frio logo ao acordar, então amo o piso de madeira do meu apê.Minha cozinha tem cerâmica (moro de aluguel) mas se pudesse reformulá-la,colocaria madeira sim!!

Nem todas as madeiras se prestam a isso.Madeiras mais duras e de maior durabilidade são as indicadas: ipê, maçaranduba, jatobá, sucupira e cumaru.Os tons médios são os melhores de serem usados pois revelam menos desgaste e combinam com todo tipo de decoração.

Pisos retirados de casarões antigos também são uma ótima escolha porque eram madeiras nobres de grande durabilidade, além de trazer um toque mais rústico para o ambiente!

Os pisos de madeira também realçam móveis e outros objetos decorativos.

Você pode protegê-lo com resina Bonna, que é incolor e deixa á mostra toda a beleza da madeira ou com Stain, que é um selante usados em barcos.

Próximo à pia e fogão se você  pode usar uma passadeira de tecido.Evita que respingos água ou gordura caiam sobre ele.

Gostos  e escolhas à parte, em uma coisa  nós vamos concordar: que fica linda uma cozinha com piso de madeira, isso fica.

Piso de madeira na cozinha: estranho?

combinacoes-cores-cozinhas-03

 

cozinhamarcelorosenbaum4

decor_do_dia_2014_04_01

piso-de-madeira-na-cozinha_05

Piso de madeira na cozinha: estranho?

83249347db3d18f6062e02ecc66e66ce

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *