Sopa de couve flor e batata.

 

Sopa de couve flor e batata.O calor não está dando trégua e precisamos de muitos cuidados como roupas leves, muita hidratação, filtro solar e uma alimentação mais leve.

Principalmente á noite, pensar em refeições mais frescas e leves é bem importante, para podermos ter uma noite de sono relaxante.

Pensando assim, que tal uma sopa saborosa e geladinha? Sim, porque sopas não são exclusividades do inverno e existem muitas receitas para as nossas estações mais quentes.

E essa sopa de hoje não é apenas leve e fresca, mas substancial, porque ninguém quer ficar com a barriga roncando à noite de fome rsrsrs.

Mais uma das receitas da Rachel Khoo ela leva couve flor, batata e creme fraîche que já ensinei como fazer aqui! Essa sopa cujo nome em francês é vichyssoise leva originalmente alho porró no lugar da couve flor, mas segundo a Rachel a couve flor deixa o sabor da sopa mais suave! E ela é realmente uma delícia.

Ingredientes

IMG_05751 couve-flor pequena (600g)  cortada em buquês – 240g de batatas em pedaços grandes – 1 cebola picada – 1 colher de sopa bem cheia de manteiga – 1,2 litros de caldo de frango ou de legumes quente – 600 ml de leite – 100g de creme fraîche, mais um pouco para servir – sal e pimenta-do-reino branca a gosto – 1 punhado de ciboulette picada.

Preparo

Sopa de couve flor e batata.

Sopa de couve flor e batata.Refogue os legumes na manteiga por 5 minutos ou até a cebola amolecer e dourar.Acrescente o caldo e cozinhe no fogo baixo por 20 minutos ou até as batatas e a couve-flor estarem macias. Deixe esfriar um pouco e incorpore o leite e a creme fraîche, depois bata no liquidificador até obter uma sopa lisa e tempere com sal e pimenta.

Leve a sopa à geladeira por pelo menos 4 horas, de preferência por uma noite.Prove o tempero antes de servir geladíssima, guarnecida com 1 colherada de creme fraîche e ciboulette picada.

Sopa de couve flor e batata.

Sopa de couve flor e batata.

Sopa de couve flor e batata.*OBS. 1: Eu preferi tirar parte do caldo da fervura, bater o restante no liquidificador e só então colocar o leite aos poucos até chegar à consistência que eu queria. Depois disso acrescentei o creme fraîche e bati mais uma vez.

Acredito que vai depender do seu gosto pela consistência da sopa, porque na minha acabou sobrando leite e um pouco do caldo do cozimento!!!

*OBS. 2: Usei caldo de legumes natural também tirado do livro da Rachel Khoo

Ingredientes

1 colher de sopa de azeite de oliva – 2 cebolas com casca cortada em 4 – 3 dentes de alho achatados – 2 cenouras picadas grosseiramente – ½ bulbo de erva doce picado grosseiramente (opicional) – 2 tomates picados grosseiramente – 8 champignons escovados e pelados picados grosseiramente – 1 bouquet garni ( 1 folha de louro,10 grãos de pimenta-do-reino, 5 talos de salsa, 2 ramos de tomilho) – 1 colher chá de sal – 1,5 itro de água fria

Preparo

Coloque todos os ingredientes, menos a água, num caldeirão de fundo grosso.Refogue em fogo alto por 10 minutos para dourar e murchar um pouco os legumes.Despeje a água ( adicione mais se necessários para cobrir os legumes) e cozinhe em fogo brando até começar a ferver.Cozinhe sem ferver e com a panela destampada por 30 minutos. Deixe esfriar e coe num tecido fino

Eu aproveitei os legumes, tirando o bouquet garni e bati tudo no liquidificador, transformando em uma sopa!! Não podemos desperdiçar nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *