Couve- flor gratinada com crosta de avelã.

Couve- flor gratinada com crosta de avelã.

Já acho couve-flor cozida com um pouco de sal uma delícia!!

O que falar dessa maravilha envolvida pot um molho bechamel incrementado com queijo? E ainda por cima uma crosta crocante de torrada e avelãs? Parece estranho? Você não faz ideia da delícia que fica. (Usei um pouco da mistura de torrada com avelãs  sobre um arroz de forno e ficou um arraso!!!)

IngredientesIMG_06261 couve-flor de 1,5kg cortada e com as flores separadas ( cerca de 1kg depois de cortada) – 50g de avelãs bem picadas ( se não encontrar pode usar amêndoas que fica muito bom, porque foi o qui fiz!!!) – 1 fatia de pão de forma bem torrada e picada grosseiramente

Para o molho mornay (de queijo) 30g de manteiga – 30g de farinha de trigo – 500ml de leite morno – ¼ de cebola sem casca – 1 cravo da índia – 1 folha de louro – 1 pitada de pimenta-do-reino branca e 1 de noz moscada – sal a gosto – 200g de queijo gruyère ou comté curado e parmesão ralado

Preparo

Cozinhe a couve-flor no vapor com uma cesta ou peneira dentro da panela. O tempo de cozimento depende do ponto que você prefere a couve-flor. Se gostar de mais durinha leva uns 15 minutos.

Nesse meio tempo prepare o molho. Leve uma panela grande ao fogo médio e derreta a manteiga. Acrescente a farinha e misture com vigor até obter um creme liso. Apague o fogo, deixe esfriar por 2 minutos e depois incorpore o leite aos poucos, sem parar de mexer. Volte a panela para o fogo médio, junte a cebola. O cravo, o louro e cozinhe em fogo brando por 10 minutos mexendo sempre. Se o molho ficar muito grosso, acrescente mais leite. Para finalizar, retire a cebola, o cravo e o louro e depois adicione a pimenta, a noz-moscada e o sal. Deixe esfriar um pouco.

Preaqueça o forno a 180 graus.

Incorpore o queijo ao molho morno (reserve um pouco para salpicar o gratinado), misture o molho com a couve-flor e distribua em refratários individuais. Polvilhe com o resto do queijo, as amêndoas e as migalhas de pão. Asse por 10 minutos, depois ponha sob a grelha do forno por alguns minutos para obter uma crosta dourada e borbulhante.

No caso de assar em um refratário grande o tempo passa para 20 minutos e 5 minutos sob a grelha.

Couve- flor gratinada com crosta de avelã.

IMG_0630

Couve- flor gratinada com crosta de avelã.

Couve- flor gratinada com crosta de avelã.

Couve- flor gratinada com crosta de avelã.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *