Crème caramel!

Crème caramel!A receitinha hoje chegou mais tarde, mas a tempo de vocês fazerem a sobremesa para o fim de semana.

Esse creme lembra um pouco o nosso pudim de leite condensado, mas com certeza tem uma textura mais leve e delicada e um sabor menos doce!

Já vou adiantando que fiz dois tipos de caramelo. Sempre gosto de seguir uma receita à risca, mas o caramelo dessa receita se mostrou um pouco mais complicado de fazer e se não tomar cuidado queima fácil.Talvez porque minha frigideira não fosse espessa o suficiente.Mas enfim, fiz assim mesmo e ficou muito gostoso ( e outra que pesquisei na internet, mas não me lembro onde!!!), mas vocês podem achar receitas mais simples pela internet!!

Ingredientes

IMG_1718500 ml de leite – 1 fava de baunilha – 60g de açúcar – 3 ovos e 2 gemas – creme de leite para servir

Para a calda 250g de açúcar

Preparo

Preaqueça o forno a 110 graus ( o mínimo do meu é 180 e deu tudo certo). Polvilhe uma fina camada de açúcar no fundo de uma frigideira de fundo grosso e leve-a ao fogo médio. Quando o açúcar começar a derreter, acrescente mais um pouco. Repita a a operação até derreter todo o açúcar. Continue aquecendo o caramelo, fazendo movimentos circulares com a frigideira (não mexa)*. Quando o caramelo estiver quase da cor de Coca-Cola, adicione 2 colheres de sopa de água (cuidado, pois pode espirrar). Despeje um pouco de caramelo em um ramequin e faça um movimento circular para espalhá-lo pelo fundo. Faça o mesmo com os outros ramequins bem depressa, pois o caramelo endurece rápido. Reserve-os enquanto prepara o creme.

Crème caramel!

Crème caramel!

Crème caramel!Coloque o leite numa panela. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento, raspe as sementes para dentro da panela e também a fava. Ferva, apague o fogo e descarte a fava. Misture as gemas com o açúcar numa tigela. Despeje o leite quente devagar mexendo sempre. Não bata demais para não criar bolhas.

Crème caramel!

Crème caramel!Divida a mistura entre os ramequins e coloque-os em uma assadeira. Encha-a com água fria até a metade da altura dos ramequins. Asse por 30-40 minutos (não sei porque, mas tive que assar os meus por quase 1hora e meia) ou até que fique firme nas bordas, mas um pouco mole no meio. Retire-os da água e reserve até esfriarem à temperatura ambiente. Cubra-os com filme plástico (sem encostar no creme) e leve á geladeira por no mínimo 4 horas ou 1 noite.

IMG_1738

Crème caramel!

Na hora de servir, passe uma faca pela beirada interna do ramequin e ponha cada um deles em água fervente por 30 segundos. Vire um prato sobre o ramequin e desvire os dois juntos, dando-lhes uma ou duas sacudidas para soltar o pudim e a calda. Sirva gelado, com o creme de leite à parte.

Crème caramel!

Crème caramel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *