Quiche Lorraine : um clássico!

Tem dias que não estamos inspirados, mas não abrimos mão de uma refeição prática mas ao mesmo tempo gostosa.

Pratos de preparo único com sabores marcantes e acompanhados de uma boa salada de folhas sempre são uma ótima pedida para dias mais corridos ou em que estamos cansados.

A quiche é uma opção  para esses dias.

Para saber, a quiche vem da Lorena, a região da França que faz fronteira com a Alemanha. A palavra quiche vem do alemão KUCHEN, que significa bolo. Ela é basicamente uma torta salgada de creme. Ao acrescentar bacon você tem a quiche Lorraine que é a nossa receita de hoje!!!

Além de ter uma massa muito fácil de fazer você pode optar por usar como recheio o que você tiver na geladeira!!! Legumes assados, tomates cereja com cheddar, cogumelos refogados, alho poró…

 

Ingredientes

Quiche Lorraine : um clássico!Massa: 90g de manteiga amolecida – 1 colher de chá de açúcar – 1 pitada de sal – 180 g de farinha de trigo – 2 gemas – água gelada

Quiche Lorraine : um clássico!

Recheio: 150g de bacon defumado cortado em cubos – 4 ovos mais 2 gemas (reserve as claras para pincelar a massa) – 300g de creme fraîche ou creme de leite fresco – 1 colher de chá de sal – pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Quiche Lorraine : um clássico!Comece pela massa.Com uma colher de pau bata a manteiga com o açúcar e o sal até ficar macia e cremosa. Acrescente a farinha, as gemas e 2 colheres de sopa de água gelada. Misture tudo e faça uma bola, adicionando um pouco mais de água se a massa ficar muito quebradiça (só o necessário para dar liga). Embrulhe a bola em filme plástico e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora (1 noite é melhor).

Retire a massa da geladeira 30 minutos antes de usá-la. Abra-a entre duas folhas de papel manteiga até que fique com 5 mm de espessura.Forre com ela uma fôrma de quiche de 25 cm de diâmetro e 3 cm de profundidade.Pincele o fundo com a clara e deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.

Quiche Lorraine : um clássico!Preaqueça o forno a 180 graus. Para preparar o recheio doure o bacon numa frigideira antiaderente, retire-os com uma escumadeira e deixe esfriarem sobre um papel toalha. Enquanto isso, bata de leve os ovos e as gemas em uma tigela, junte o creme de leite fresco e o tempero, batendo sempre até misturar tudo. Distribua o bacon pelo fundo da fôrma e cubra com a mistura de ovos.Leve ao forno por 30-45 minutos ou até o recheio estar firme e dourado. Sirva fria ou quente.

 

Quiche Lorraine : um clássico!

Quiche Lorraine : um clássico!

Quiche Lorraine : um clássico!

Quiche Lorraine : um clássico!

Quiche Lorraine : um clássico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *