Crème Brûlée: um clássico inesquecível.

IMG_1911Essa receita sempre esteve no meu imaginário e quando tive a oportunidade de conhecer Paris, essa foi com certeza a sobremesa eleita! E não me arrependi. Um pequeno e simples bistrô com uma comida honesta e deliciosa onde tudo valeu muito à pena.

Como me aventurei a fazer todas as receitas do livro da Rachel Khoo,  a crème brûllé dela leva além do creme de leite fresco um pouco de leite. Apesar de ter ficado muito saboroso, achei que a consistência não ficou como o que provei. Como sempre pode ter sido culpa do meu forno, porque apesar da recita dizer que o tempo de cozimento era de 40 minutos, confesso que o meu demorou 2 horas!!!! Coisas da vida e sempre vale a experiência. Mas da próxima vez quero experimentar a receita original!!

Ingredientes

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.300 ml de creme de leite fresco – 200 ml de leite – 1 fava de baunilha – 6 gemas – 100g de açúcar

Para a cobertura de caramelo: 30g de açúcar refinado – 30g de açúcar mascavo

Preparo

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.Coloque o creme de leite e o leite em uma panela. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento e, após raspar as sementes para dentro da panela, jogue a fava ali também. Ferva, desligue o fogo e retire a fava.

Misture as gemas com o açúcar numa tigela e bata até dobrar de volume e a mistura ficar esbranquiçada. Despeje devagar o creme de leite sobre as gemas, batendo sempre. Não bata demais para não criar bolhas.

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.Preaqueça o forno a 110 graus ( o mínimo do meu era 180!!!) Divida o creme entre 6 ramequins rasos e largos e coloque-os numa assadeira. Encha a assadeira com água quente até a altura da metade dos ramequins. Asse por 30-40 minutos ou até o creme estra firme nas  bordas, mas ainda um pouco mole no centro. Retire os ramequins da água e reserve até esfriarem à temperatura ambiente. Cubra-os com plástico filme (não deixe encostar no creme) e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou 1 noite.

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.Na hora de servir, faça a  cobertura de caramelo. Descubra os ramequins e veja se houve condensação de água no creme. Caso tenha havido, passe delicadamente o papel toalha no creme para absorver a umidade. Misture os dois tipos de açúcar ( eu usei apenas o branco) e polvilhe uma camada generosa sobre cada creme.

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.É hora de usar o maçarico. Segure-o a uma distância de uns 10 cm e devagar e de forma constante, faça movimentos circulares com a chama em volta do açúcar. Pare de queimar antes de atingir o grau de caramelização desejado, pois o açúcar irá cozinhar por mais alguns segundos.

Se você não tiver maçarico, dá uma olhada nesse video que te ensina a caramelizar usando uma colher!!!

Agora é só se deliciar !!!

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.

Crème Brûlée: um clássico inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *