Espetinhos de coq au vin.

Espetinhos de coq au vin.Essa receita da Rachel Khoo é perfeita para as festas de fim de ano. O tradicional Coq au vin saiu da panela e foi parar na churrasqueira. Um ótimo motivo pra reunir amigos e familiares.O segredo é deixar marinar por 24 horas e não apenas 4, porque o frango vai absorver bem o vinho e ficar muito suculento.

Embora na receita não entre tempero como alho e sal na marinada, eu coloquei na minha um pouco de tempero pronto, porque pra mim isso faz muita falta e toda a diferença. E ficou muito bom!!!

Ingredientes

Espetinhos de coq au vin.750g de coxa e sobrecoxa de frango desossadas e com a pele. – 150g de bacon defumado em cubos – 2 cenouras grandes em pedaços generosos – 8 batatas bolinhas pequenas – 8 cebolas miúdas descascadas mas inteiras – 8 champignons escovados e pelados – 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto – 1/2 colher de sopa de amido de milho – 1 colher de sopa de açúcar – sal e pimenta-do-reino a gosto – 1 colher de sopa de azeite de oliva

Para a marinada: 2 dentes de alho bem picados – 1 cebola bem picada – 1 colher de sopa bem cheia de manteiga – 4 ramos de tomilho – 3 folhas de louro – 500ml de vinho tinto

8 espetinhos – se forem de bambu, deixe-os mergulhados em água por no mínimo 1 hora antes de usá-los

Espetinhos de coq au vin.Preparo

Para preparar a marinada, doure o alho e a cebola na manteiga. Acrescente o tomilho e o louro e refogue Poe 1 minuto antes de incorporar o vinho. Ao ferver, ponha no fogo mínimo e cozinhe por 10 minutos. Deixe esfriar. Corte o frango em pedaços grandes, coloque num recipiente plástico grande com os bacons e a marinada fria. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ( melhor por 1 noite).

Espetinhos de coq au vin.

Espetinhos de coq au vin.Retire o frango e os bacons da marinada, passe-a pela peneira e reserve 300ml dela numa panela. Em outra panela grande com água salgada fria, ferva as cenouras, as batatas e as cebolas. Conte 5 minutos quando levantar fervura, depois escorra os legumes e mergulhe-os rapidamente em água gelas.Deixa esfriar.

Agora prepare o molho. No fogo alto, reduza a marinada à metade antes de acrescentar o vinagre. Misture o amido de milho com água até obter um creme liso, incorpore-o ao molho e ferva por 5 minutos ou até obter a consistência de creme de leite fresco. Junte o açúcar e tempere com o sal e a pimenta. Cubra com filme plástico, encostando-o no molho. Mantenha o molho morno até a hora de usá-lo.

Monte os espetinhos, alternando frango, bacon, os legumes e os cogumelos. Pincele com azeite antes de assar na churrasqueira ( ou na bistequeira) por cerca de 5 minutos, virando-os com frequência. Para conferir se o frango está cozido, corte um pedaço – o líquido deve sair transparente, e não vermelho ou rosado. Sirva com o molho morno.

Espetinhos de coq au vin.

Espetinhos de coq au vin.

Espetinhos de coq au vin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *