Ovos pochés com molho de vinho tinto.

Ovos pochés com molho de vinho tinto.

Bom acho que quem me acompanha aqui no blog já viu a minha luta para conseguir fazer um ovo poché digno. Sim, porque nessa receita eu não fui muito feliz com ele.

Mas como não sou de me render a uma batalha perdida, escolhi fazer outra receita que leva ovo poché. E dessa vez foram só duas tentativas e acho que ele saiu bastante razoável (ainda vou gastar algumas dúzias até conseguir um prefeito!!!)

Claro que vinho não é um ingrediente básico do nosso café da manhã, mas nos fins de semana em que ele é tomado um pouco mais tarde, vale se mimar um pouco e se dar de presente esse prato. Saboroso esse molho de vinho (que vai sobrar) com certeza ainda vai poder ser aproveitado em outros pratos como um macarrão (já fiz o meu. Dá uma olhada lá no Instagram).

Então deixa de preguiça, monta uma mesa bem bonita, arregaça as mangas e tome um café digno de realeza!!!

Ingredientes

Ovos pochés com molho de vinho tinto.4 ovos frescos

Para o molho de vinho tinto: 1 cebola bem picada – 1 talo de salsão bem picado – 1 cenoura bem picada – 30g de bacon defumado – 30g de manteiga – 30g de farinha de trigo – 500ml de caldo de carne morno – 1 colher de sopa de massa de tomate – 175 ml e vinho tinto – 1 bouquet garni (tomilho, talos de salas, louro, grãos de pimenta-do-reino)

Preparo

Ovos pochés com molho de vinho tinto.

Ovos pochés com molho de vinho tinto.

Ovos pochés com molho de vinho tinto.Para fazer o molho, refogue as hortaliças e o bacon em fogo médio até dourar. Retire-os da panela e acrescente a manteiga. Derreta-a em fogo médio, adicione a farinha e mexa sem parar até que fique quase da cor de Coca-Cola. Abaixe o fogo e incorpore aos poucos o caldo morno, mexendo vigorosamente. Adicione a massa de tomate e o vinho e mexa até a massa se dissolver. Volte as hortaliças e o bacon refogados para a panela, acrescente o bouquet garni e cozinhe devagar em fogo brando por 15 minutos, sem ferver. passe o molho na peneira, transferindo-o para uma panela limpa. aqueça-o em fogo brando após provar o tempero.

Para fazer o ovo eu segui as dicas desse vídeo !! ( só não dei o banho de água fria para poder comê-lo quentinho).

Retire os ovos da água com uma escumadeira e siva-os sobre torradas quentes com uma quantidade generosa de molho por cima e ao redor.

*OBS: na minha humilde opinião eu deixaria o molho um pouco mais grosso para que ele não escorra tanto no prato. #ficaadica

Ovos pochés com molho de vinho tinto.

Ovos pochés com molho de vinho tinto.

IMG_1941

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *