Patê de fígado de frango (original coelho!!)

 

Patê de fígado de frango (original coelho!!)Fígado ou qualquer outro miúdo pode não ser um prato apetitoso à primeira vista.

Brinco que meu problema com comida é que não tenho nenhuma restrição e como absolutamente tudo. Acredito que se fosse para um país com hábitos alimentares muito exóticos acredito que não teria problemas. Me preocupo muito mais como a comida é feita do que com que ingrediente é feito!!!

Fígado para mim sempre foi um prato bastante saboroso, seja ele de boi ou de frango. Então me animei bastante com essa receita, embora o fígado original seja de coelho, mas por aqui não é fácil de encontrar. Então como a própria Rachel Khoo dá liberdade para usá-lo, é assim que vamos fazer!!!

Ingredientes

Patê de fígado de frango (original coelho!!)100g de manteiga com sal – 1 cebola em lâminas – 2 dentes de alho achatados – 2 folhas de louro – 2 ramos de tomilho – 225g de fígado de frango aparado e limpo – 1 colher de sopa de conhaque – 1 filezinho de anchova – ½ colher de chá de pimenta-do-reino – sal (se necessário)

Para a manteiga clarificada 160g de manteiga sem sal

Preparo

Numa frigideira grande, refogue a cebola, o alho, o louro e o tomilho em 1 colher de sopa bem cheia de manteiga – as cebolas devem ficar amolecidas, mas sem dourar. Acrescente o fígado e o conhaque e refogue por cerca de 2 minutos de cada lado ou até o fígado ficar escuro por fora e rosado no centro. Deixe esfriar por 5 minutos. Retire o louro e o tomilho e passe o fígado no processador de alimentos com a anchova e o resto da manteiga. Junte a pimenta e prove o tempero. Divida o patê em 4 ramequins ( com cerca de 6 cm de diâmetro e 4 cm de altura) e a lise a superfície.

Patê de fígado de frango (original coelho!!)Para clarificar a manteiga, derreta a manteiga sem sal numa panelinha e deixe levantar fervura. Cuidado, pois pode respingar. Retire do fogo e deixe descansar uns minutos, depois remova a camada endurecida de cima. Embaixo dessa camada, estará a manteiga limpa (clarificada). Regue o patê nos ramequins com esta manteiga e jogue fora o líquido leitosos do fundo. Embrulhe os ramequins com filme plástico e refrigere por no mínimo 4 horas (ou 1 noite) antes de servir. O patê pode ser guardado na geladeira por até 1 semana ou no freezer por 2 meses.

Patê de fígado de frango (original coelho!!)

Patê de fígado de frango (original coelho!!)

Patê de fígado de frango (original coelho!!)

Patê de fígado de frango (original coelho!!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *