Ratatouille ou legumes à provençal.

Ratatouille ou legumes à provençal.

Em dias pós festas de fim de ano, é sempre bom poder fazer receitas mais leves e saudáveis para que possamos entrar em forma novamente. Porque não tem jeito com tantos festejos juntos a escorregadela na dieta é inevitável.

A ratatouille nada mais é do que vários legumes assados juntos e apesar de levar azeite é bastante saudável. E  um carta na manga para se ter na geladeira, porque dá para usá-la como acompanhamento de um peixe ou frango grelhado, uma omelete e até mesmo servir como recheio de wraps e sanduíches naturais.

E o melhor é que ela fica mais gostosa à medida que ela vai “curtindo” no azeite.Além disso você tem os sabores dos legumes mais acentuados e uma mistura de crocância da berinjela e da abobrinha, com a maciez dos tomates e cebola.

Simples e irresistível!

Ingredientes

Ratatouille ou legumes à provençal.1 dente de alho esmagado até virar pasta – 1 cebola bem picada – as folhas de 1 ramos de tomilho – 3 colheres de sopa de azeite de oliva mais um pouco para salpicar – 1 berinjela em fatias finas – 1 abobrinha em fatias finas – 1 pimentão vermelho sem sementes, cortados em fatias finas – 1 pimentão amarelo sem sementes, cortado em fatias finas – 6 tomates cortado em 4 – 1 pitada de açúcar – sal a gosto

Preparo

Ratatouille ou legumes à provençal.Preaqueça o forno a 180 graus. Refogue delicadamente o alho, a cebola e o tomilho em 2 colheres de azeite. Quando a cebola ficar transparente e macia, acrescente a berinjela e cozinhe até ficarem macias (cerca de 5 minutos).

Coloque os legumes restantes em um tabuleiro grande com a outra colher de azeite. Adicione a cebola e a berinjela  cozidas e misture.

Ratatouille ou legumes à provençal.Cubra o tabuleiro com papel alumínio sem que ele toque nos legumes. Leve ao forno por uma hora, depois mexa um pouco os legumes e junte o açúcar. Acerte o sal. Coloque sob a grelha do forno por 3-4 minutos ou até a camada superior dos legumes estar caramelizada nas beiradas. Adicione um fio de azeite e sirva quente, ou fria no dia seguinte.

Ratatouille ou legumes à provençal.

Ratatouille ou legumes à provençal.

Ratatouille ou legumes à provençal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *