Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.A palavra estilo sempre esteve nas mídias e até certo ponto promove uma massificação na nossa maneira de ser e de viver. É estilo de cabelo da moda, o estilo certo para se vestir, o estilo para se decorar a casa…

Mas você já parou para pensar em como isso tem influenciado a sua vida e até que ponto você tem deixado sua personalidade de lado para assumir um estilo que com certeza não é seu?

O “estilo” ultrapassa tempos, modas, idade. O melhor estilo é o que cai bem em você e para você. É aquele que você vai aprimorando ao longo da vida e reflete seus princípios, valores, dons, atitudes.

Ele é tão seu que mesmo que você vista uma peça de roupa  datada, ou “antiquada” para muitos, você conseguirá se destacar por causa da personalidade por trás da roupa.

Em decoração não é diferente, mas muitas vezes as pessoas são tão bombardeadas por informações que não conseguem definir ou se decidir por um estilo na sua decoração.

Vou escrever uma série sobre os mais diferentes estilos de decoração, mas o melhor para começar e você poder desfrutar de cada um deles é definir o seu estilo.É fácil? Para algumas pessoas sim, porque elas tem uma personalidade e ideias tão fortes que acham seu estilo com muita facilidade. Mas tem tanta coisa linda por aí que acabamos nos enchendo de dúvidas e até mesmo tendo dúvidas se possuímos algum estilo.

Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.Então vou te dar algumas dicas que uso com meus clientes,  para que possamos extrair deles  e estilo que muitas vezes eles nem sabiam que tinham, a fim de deixarmos a casa deles com a cara  e alma dos donos!

Muitas vezes o cliente já chega com algumas ideias definidas de móveis, cores, materiais. Mas eu sempre gosto de ir mais fundo…

É impressionante como as experiências de vida nos marcam. Mas muitas delas ficam tão internalizadas que as esquecemos. E os sentimentos e sensações são essenciais para você construir o seu estilo.

Quer um exemplo? Às vezes um cliente se encanta por uma cozinha planejada que está montada em uma loja, linda, clara de linhas retas e fica imaginando como ela ficaria bem no seu apartamento.

Mas quando você começa a sondá-lo a respeito das sensações e lembranças mais gostosas que ele tem quando pensa em cozinha e comida (parece bobeira  né? ), ele começa a se lembrar dos almoços de domingo na casa da avó, com móveis vintage, alguns armários coloridos, a louça delicada, coisa que traziam aconchego ao estômago e ao coração.

E aí “bingo”!! Ele mesmo acaba percebendo que aquela cozinha linda que ele viu é apenas isso: linda, mas provavelmente não vai trazer para  ele alegria ou prazer quando ele estiver cozinhando.

E aí você começa então a definir como a cozinha ser planejada pode ser moderna e prática, mas inserindo nela  objetos, materiais e acabamentos que vão  remeter a essas lembranças tão importantes.

Seu estilo pode ser único, muito bem definido, mas também pode ser a mistura de dois ou mais estilos que se completam ou até mesmo criam um contraste bastante interessante.

Ele pode e com certeza vai mudar pu ser aprimorado ao longo da sua vida, mas sempre guardando aquelas características especiais que são tão pessoais.

Mas para formar os seu estilo você vai precisar se fazer algumas perguntas:

– que momentos foram importantes na minha vida e que sensações eles me trouxeram?

– lembre-se das características de ambientes em que você se sentiu confortável e feliz

– que estampas te agradam

– que tipo de móveis enchem seus olhos: linhas retas, curvas, delicados, coloridos, de tons neutros.

– com quais décadas você se identifica?

– que tipo de filmes você gosta?

– quais plantas você teria em casa?

– cheiros e sabores que te fazem suspira

– lugares que você conheceu e cuja arquitetura te influenciou

– que peças você herdou e das quais jamais se desfaria?

Monte um quadro de referências com imagens e até mesmo objetos que representem essas sensações e você  vais se surpreender quando começar a ver o seu estilo sendo formado e sua casa começar a ser viva.

Como descobrir seu estilo de decoração.Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.

Como descobrir seu estilo de decoração.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *