Iluminação em conta: faça você mesmo!

Iluminação faz toda a diferença na decoração. Desde o modelo da luminária que se escolhe, a localização da mesma, o tipo de lâmpada utilizada, tudo isso vai não apenas favorecer e valorizar a decoração, como deixar o ambiente adequado para a função que ele tem a cumprir.

Mas em tempos de crise, seja financeira ou energética precisamos pensar não apenas na beleza das luminárias, mas também na eficiência energética das lâmpadas.

Ainda que o custo inicial seja um pouco alto dê preferência para comprar luminária que já suportam o uso de lâmpadas de LED, que tem uma vida útil longa, baixo consumo de energia e também esquentam muito menos!!!

Bom, finda essa questão muito importante, vamos ao que interessa que é escolher uma bela luminária.

Hoje particularmente quero falar dos pendentes, tanto os que podem ser utilizados em salas de jantar e balcões de cozinhas gourmet e americanas, como aqueles para usar no quarto acima da mesa de cabeceira.

Iluminação em conta: faça você mesmo!

Iluminação em conta: faça você mesmo!

Iluminação em conta: faça você mesmo!

Iluminação em conta: faça você mesmo!

Iluminação em conta: faça você mesmo!

Iluminação em conta: faça você mesmo!A primeira coisa a se pensar é no tamanho da mesa. Sim porque de nada adianta ter uma bela luminária se ela é desproporcional à mesa. Geralmente a proporção mais usada no caso de pendentes unitário é que o diâmetro dele seja metade to tamanho da mesa. No caso de uma mesa retangular de 1,20 metros, o  pendente deve ter 60cm de diâmetro. Uma mesa redonda de 1 metro de diâmetro pede um pendente de 50cm de diâmetro.

Caso você queira em uma mesa maior usar dois pendentes Como por exemplo uma mesa retangular de 1,50m cada pendente deve ter 50 cm de diâmetro e cada um deve estar centralizado sobre a “sua metade” da mesa.

Quanto à distância que ele deve ser instalado do tampo da mesa, ela deve ter entre  75-90 cm para que a iluminação seja adequada, você possa colocar por exemplo um arranjo de flores no centro da mesa . Outro fator a ser levado em consideração é que mesmo que o ponto de luz não seja no centro da mesa, vai ser necessários usar um desviador para que o pendente possa estar centralizado.

Fiz uma seleção de peças com preços inferiores a R$350,00 para que você possa se inspirar. Além disso existem boas ideias de luminárias que você mesmo pode fazer gastando muito pouco.

Iluminação em conta: faça você mesmo!1.Leroy Merlin    2.Leroy Merlin    3.Leroy Merlin    4.Leroy Merlin 5.Leroy Merlin

Iluminação em conta: faça você mesmo!1.Etna    2.Etna    3.Etna    4.Etna

Iluminação em conta: faça você mesmo!1.Tok&Stok    2.Tok&Stok    3.Tok&Stok    4.Tok&Stok

Iluminação em conta: faça você mesmo!Erika Karpuk

Iluminação em conta: faça você mesmo!Homens da Casa

Iluminação em conta: faça você mesmo!Casa e Jardim

Sempre digo que a crise sempre faz a nossa criatividade aflorar.

Aproveite!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *