Pão de azeitona.

Pão de azeitona.O pão de azeitona é um pão típico da Normandia e muito simples de fazer. E pode estar certo de que panificação é uma das coisas na cozinha que mais te relaxam, porque além da sova, esperar o tempo certo da fermentação e vê-los crescer demanda descanso e paciência.

Mas depois que você  tomar gosto por isso, não vai querer comprar mais pão na padaria!!!

Ingredientes

Pão de azeitona.5g de fermento biológico – 4 colheres de sopa de água morna – 85g de farinha de trigo – 1 boa pitada de sal – 1 colher de sopa cheia de manteiga amolecida – 300g de esponja*

Para o recheio 50g de azeitona vede sem caroço – 50 g de azeitonas pretas sem caroço – 1 colher de chá de alecrim bem  picado (opcional) – 20 ml de azeite de oliva

Preparo

Pão de azeitona.

*Para obter a esponja faça de véspera. Misture 10g de fermento biológico e 130ml de água morna.Junte 200g de farinha de trigo e 2 pitadas generosas de sal.Incorpore ao fermento e misture. Sove até formar uma bola macia (no início ficará pegajosa), coloque numa tigela e cubra com papel filme. Deixe num local quente por 1 hora e na geladeira por uma noite.

Dissolva o fermento na água morna. Misture a farinha com o sal em uma tigela grande. Acrescente o fermento dissolvido, a manteiga e a esponja e forme uma bola. Vire-a em uma superfície enfarinhadas e sove por 15 minutos ou até a massa estar macia. Cubra com um pano úmido e deixe em um lugar quente por 30 minutos. Para preparar o recheio misture as azeitonas picadas com o azeite.

Abra a massa em um retângulo sobre uma superfície enfarinhada – ela deve ter 1 cm de espessura e ser um pouco maior que uma folha de papel A4. Espalhe as azeitonas por cima. Enrole a massa no sentido do comprimento, formando um rolo grande. Vire a emenda para baixo sobre papel manteiga. Com uma faca afiada, corte a massa para revelar as camadas de azeitona ( mas não até o fundo). Cubra com um pano úmido e deixe crescer em um lugar quente por 1 hora ou até dobrar de volume.

Pão de azeitona.

Pão de azeitona.Preaqueça o forno a 240 graus com um tabuleiro no meio e uma forma embaixo. Quando o forno estiver quente, deslize o pão para o tabuleiro ( mantendo-o no papel) e despeje 1 copo de água na forma. Asse o pão por 5 minutos e diminua a temperatura para 210 graus e asse por mais 20-25 minutos. Transfira para uma grade e sirva morno ou frio.

Pão de azeitona.

Pão de azeitona.

 

Pão de azeitona.

Pão de azeitona.Selo da foto: Icon made by Agata Kuczminska from www.flaticon.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *