Pequenos jardins suspensos.

Pequenos jardins suspensosPra mim uma das maiores dificuldades de se viver em um apartamento é a ausência de um espaço verde.

Toda a minha infância e adolescência morei em casas com quintal e jardim, onde tínhamos até mesmo horta e árvores frutíferas. Uma das minhas melhores recordações foi de uma casa que tivemos que tinha um caramanchão coberto por uma parreira e onde podíamos passar a tarde esticadas em cadeiras de praia e tendo uvas ao alcance das mãos (coisas de criança…).

Em outra casa tínhamos também um lote ao lado onde todo ele era plantado com verduras e hortaliças, tudo sem agrotóxicos em uma época que nem se ouvia falar de orgânicos. E era muito gostoso quando chegava a tardinha que podíamos molhar as verduras e sentir aquele cheiro gostoso de terra molhada e colher o que iríamos comer no jantar (isso quando não comiamos por ali mesmo). Vendemos muitas verduras e legumes para a vizinhança.Bons tempos aqueles…

Mas hoje vivo em um apê pequeno, que só nos dá a oportunidade de um pequeno jardim de cactus ( que você vê aqui) e uma pequena hortinha de ervas ( que você verá em breve repaginada). Já é melhor do que nada!!!

Pequenos jardins suspensos

Pequenos jardins suspensos

Pequenos jardins suspensos

Pequenos jardins suspensos

Pequenos jardins suspensosMas e se você quer trazer um pouco de verde para dentro de casa, mas o esapço é realmente reduzido? Bom, tetos e paredes são ótimos locais para se pendurar alguma coisa. E se for viva , verde ou com cores melhor ainda.

Podem ser vasinhos de cerâmica, de barro, de fibra, de cimento pendurados juntos , do lado, fazendo uma cascata…Não importa, o que vale é ter uma composição bonita que vai alegrar seu ambiente.

Os suportes podem ser feitos por você mesma e eu fiz uma seleção deles para que você possa deixar sua casa ainda mais bonita.

Pequenos jardins suspensos

Pequenos jardins suspensos

Pequenos jardins suspensos

Está na área externa, mas é uma linda ideia para usar dentro de casa.

Pequenos jardins suspensos

Pequenos jardins suspensosGNT.GLOBO – Suporte de macramê

GNT.GLOBO  – Suporte com escorredor de macarrão

Pequenos jardins suspensosA Beautiful Mess – Suporte de macramê e bolas de madeira

Pequenos jardins suspensosA Beautiful Mess – Suporte para vaso em madeira

A maior questão aqui, apesar do seu gosto por plantas e da estética pesarem, é que tipo de planta deve ser usada de acordo com a localização em que você quer colocá-las.

Como não sou especialista no assunto e mesmo fazendo muitas pesquisas ainda poderia incorrer em alguns erros, sugiro que para isso você dê uma olhada no blog Quintal Di Casa que tem muita coisa sobre paisagismo e  nessa matéria. Se ainda surgirem dúvidas a Tatiana do Quintal di Casa presta consultoria online!!!

Espero que as ideias que pesquisei te incentivem a ter o verde mais perto de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *