Peras Belle Helène

Peras Belle HelèneÉ muito interessante descobrir a história que se encontra por trás de algumas criações culinárias.

Essa receita criada no fim do século XIX por Auguste Escoffier, foi inspirada na opereta de Offenbach “La Belle Helène”.

Belo e muito simples esse prato nada mais é que peras cozidas em uma calda de açúcar aromatizada, servidas geladas com calda quente de chocolate.

Ingredientes

Peras Belle Helène1,5l de água – 1 fava de baunilha – 150g de açúcar – 4 peras Williams firmes descascadas e com as hastes

Para a calda 100g de chocolate meio amargo ou branco bem picado – 100g de creme de leite fresco – 3 favas de cardamomo amassadas

Preparo

Leve ao fogo uma panela com água. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento e , após raspar as sementes para dentro da panela, acrescente a fava e o açúcar. Mexa até dissolver o açúcar, mantendo o fogo baixo. Adicione as peras, coloque um pedaço de papel-manteiga sobre elas para mantê-las submersas e cozinhe em fogo brando por 20 minutos. Espete com um palito para ver se as peras estão macias. Caso não estejam cozinhe por mais 5 minutos ou o tempo necessário. Quando as peras estiverem cozidas, deixe esfriarem na calda por pelo menos 2 horas ou uma noite, para dar tempo de absorverem o sabor da baunilha.

Para preparar a calda, coloque o chocolate em uma tigela. Ferva o creme de leite com o cardamomo e despeje sobre o chocolate. Deixe descansar por 1 minuto até o chocolate derreter, retire as favas de cardamomo (deixando as sementes na calda) e depois mexa delicadamente até ficar homogênea. Não mexa demais ou a ganache pode talhar, pois os sólidos do cacau se separam da manteiga de cacau.

Na hora de servir, retire as peras da calda e coloque-as em pé em pratos. Regue-as com uma boa porção da clada de chocolate e sirva com uma colherada de sorvete de baunilha ou de creme de leite batido.

Peras Belle Helène

Peras Belle HelèneSelo da foto: Icon made by Agata Kuczminska from www.flaticon.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *