Terrina de cogumelos selvagens.

Terrina de cogumelos selvagens.Cogumelos eram um pouco difíceis de serem achados in natura ou por um preço convidativo aqui no Brasil. Ainda bem que isso mudou e agora podemos achar as variedades mais diversas nas gôndolas dos supermercados e mercados municipais.

Mas para essa receita não teve como usar cogumelos selvagens!! Normalmente os nossos são todos cultivados em áreas específicas e não “garimpados” no campo. Usei para ela os cogumelos shitake e o Paris, fáceis de serem encontrados, mas você pode usar outros e misturar o quanto quiser!!

Ingredientes

Terrina de cogumelos selvagens.450g de cogumelos variados-  2 colheres de sopa bem cheias de manteiga – 2 chalotas (ou cebolas pequenas) bem picadas – 2 dentes de alho amassados até virarem pasta – 4 ovos – 250g de creme fraîche (tem receita aqui) – 2 colheres de chá de mostarda de Dijon – 1 pitada de noz-moscada – 2 colheres de sopa de salsa picada – sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus e forre 2 formas de terrina de 250g com papel manteiga (ou pode usar uma forma maior de 500g).

Com cuidado, limpe os cogumelos com papel-toalha ou uma escova, depois pique grosseiramente os maiores para que fiquem todos do mesmo tamanho. Numa frigideira grande, refogue as chalotas e o alho na manteiga. Quando a chalota começar a dourar, adicione os cogumelos e regogue por 10 minutos, até eles soltarem toda a água. Essa parte é muito importante para que a terrina asse da maneira adequada.

Terrina de cogumelos selvagens.

Terrina de cogumelos selvagens.Enquanto isso, bata os ovos numa tigela com o creme fraîche e a mostarda. Junte a noz-moscada e a salsa e tempere com sal e pimenta-do-reino.

Retire os cogumelos da frigideira com uma escumadeira ( para escorrer toda a água) e coloque-os na formas ou formas preparadas. Regue-os com a mistura de creme fraîche  e leve ao fornos para assar por cerca de 30 minutos ou até a terrina estar firme. Deixe esfriar um pouco para cortar. Fica mais gostosa á temperatura ambiente.

Terrina de cogumelos selvagens.

Terrina de cogumelos selvagens.

Terrina de cogumelos selvagens.Selo da foto: Icon made by Agata Kuczminska from www.flaticon.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *