Clafoutis sucrée.

Clafoutis sucrée.O clafoutis é originário da província de Limousin. São frutas assadas em uma massa simples de ovos, açúcar e farinha.

Pelo que pesquisei não existia a farinha de amêndoa na receita original, mas ele dá um toque especial e a massa fica com o aspecto semelhante ao financier.

Tradicionalmente leva cerejas, mas como por aqui é difícil de encontrar, pode ser substituída por outras frutas macias.

Ao passar no mercado achei uma bandeja com ameixas pequenas bem  vermelhas e foram elas as escolhidas para estrelar essa receita!!!

Eu servi a minha torta com uma generosa porção de creme de leite fresco batido!

Ingredientes

Clafoutis sucrée.4 ovos – 150g de açúcar  – 1 pitada de sal – 50 g de amêndoa moída (tinha amêndoas laminadas em casa, dei uma leve tostada na frigideira, esperei esfriar e passei pelo processador) – 2 colheres de sopa de farinha de trigo – 100g de crème fraîche – 100ml de leite – 350g de cerejas sem caroço ou qualquer fruta macia à sua escolha  (ou até pedaços de chocolate)

Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus, unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira ou refratário de 19X10 cm. Bata os ovos com o açúcar e o sal até esbranquiçarem e engrossarem. Peneire as amêndoas e a farinha juntas e incorpore à mistura, depois o creme fraîche e o leite. Espalhe as cerejas na forma por igual. Despeje a massa sobre elas e leve ao forno por 30-40 minutos ou até dourar e ficar firme. Sirva quente ou frio.

Clafoutis sucrée.

Clafoutis sucrée.Selo da foto: Icon made by Agata Kuczminska from www.flaticon.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *