Maionese de alho com legumes crus crocantes.

Maionese de alho com legumes crus crocantes.A maionese de alho é tradicionalmente um prato principal, mas em vez de servir a maionese do jeito clássico com legumes cozidos, experimente servir com legumes crus para ter crocância e frescor.

E nada melhor do que um prato assim, para deixar as refeições mais leves nesse tempo quente que temos experimentado nos últimos dias!!30

Ingredientes

Maionese de alho com legumes crus crocantes.Legumes crus da estação ( cenouras, rabanetes, pimentões, tomates cereja, folhas de endívia, de preferência baby)  suficiente para 4 porções.

Para o aioli: 1 fatia de pão de forma sem casca – 4 colheres de sopa de leite – 4 dentes de alho – 1 gema – 250ml de azeite de oliva (não o extra virgem) – 3 colheres de sopa de suco de limão siciliano – sal e pimenta-do-reino a  gosto

Preparo

Prepare os legumes para mergulhá-los no molho, mantendo os talos para decorar.

Para preparar o aioli, deixe o pão de molho no leite por 10 minutos.

Esprema o excesso de líquido e soque o pão com o alho em um pilão até obter  uma pasta lisa. Acrescente a gema e continue socando, então adicione aos poucos o azeite. Continue socando até a maionese engrossar, então incorpore o suco de limão, o sal e a pimenta (não se assuste, a maionese só vai tomar consistência depois que você acrescentar o suco de limão, antes disso ela fica bem líquida). Se não for usar na hora, conserve em um recipiente hermético na geladeira, mas consuma no mesmo dia. Mexa bem antes de servir, pois às vezes o molho endurece um pouco quando gelado.

Sirva o aioli em um potinho rodeado de legumes para mergulhar nele.

Maionese de alho com legumes crus crocantes.

Maionese de alho com legumes crus crocantes.Esse bowl lindo da foto é do Ateliê de Cerâmica Flávia SoaresLocalizado na cidade de Contagem, perto de Belo Horizonte é um lugar delicioso para se conhecer. Você vai se encantar!!!

Selo da foto: Icon made by Agata Kuczminska from www.flaticon.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *