Pão de alecrim e queijo de cabra.

Pão de alecrim e queijo de cabra.A  massa desse pão é bem versátil e lembra um pouco na focaccia italiana, embora os franceses estiquem e cortem o pão, dando-lhe a forma de uma folha

Os talhos na massa aumentam a superfície do pão garantido que ele fique mais crocante e asse mais rápido!

Além disso com a massa básica você pode inventar várias coberturas como sobras de legumes assados , queijos, frutas, ervas – são muitas as possibilidades.

Na receita original a Rachel Khoo usa também lavanda seca, mas como aqui é difícil, encontrar a versão comestível, fiquei  só no queijo de cabra e alecrim!!

Ingredientes

10g de fermento biológico – 250ml de água morna – 400g de farinha de trigo forte – 1 ½ colher de chá de sal – 1 colher de chá de alecrim seco – 2 colheres de sopa de azeite de oliva , mais um pouco para pincelar – 80g de queijo de cabra duro em cubos pequenos – sal grosso para polvilhar

Preparo

Misture o fermento com  a água morna, mexendo até dissolvê-lo por completo. Numa tigela, junte a farinha, o sal, o alecrim e a lavanda. Adicione o fermento dissolvido e o azeite e misture tudo. Vire a massa numa superfície levemente enfarinhada e sove até obter uma bola lisa e pegajosa ( não acrescente muita farinha, pois ela deve ficar pegajosa). Cubra com filme plástico e deixe crescer num lugar quente por 1 hora, em seguida leve à geladeira por 1 noite.

No dia seguinte, vire a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos ou até formar de novo uma bola macia. Cubra com um pano úmido e deixe crescer nu lugar quente por 30 minutos.

Abra a massa em um retângulo grande, depois corte na diagonal, formando 2 triângulos. Faça um corte grande no meio de cada triângulo sem chegar  até o fim, começando perto do lado menor e parando antes do canto oposto. Faça 3 talhos pequenos a cada lado do corte, usando os dedos para abri-los como se fossem os veios de uma folha. Coloque cada triangulo sobre um pedaço de papel manteiga ( eu sugiro untar o papel manteiga bastante para que não grude no pão quando assar- experiência própria rsrs) e distribua os pedaços de queijo pressionando-os na massa levemente. Cubra com um pano úmido e deixe crescer num local quente por  1 hora ou até dobra de volume.

Preaqueça o forno a 240 graus e coloque uma assadeira no forno. Pincele o pão com azeite e polvilhe umas pitadas de sal. Quando o forno estiver quente, asse o pão na assadeira por 5 minutos, depois reduza para 210 graus e asse por mais 15-20 minutos ou até dourar. Ele fica mais gostosos morno.

Pão de alecrim e queijo de cabra.

Pão de alecrim e queijo de cabra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *