Reaproveitando as sobras do café!!

Agora que já  fizemos um passeio por cafeterias lindas pelo mundo, aprendemos como usar acessórios de café para decorar sua casa e festas, podemos aprender a não desperdiçar nada desse cafezinho do dia a dia.

Você pode começar a guardar o pó do café coado depois que ele seca para fazer produtos de limpeza e de beleza os mais variados.

O café é uma excelente opção quando queremos eliminar odores na cozinha, tanto nas mãos quanto na pia. Porque temos que concordar que mãos cheirando a alimentos e aquele cheirinho de resto de comida na pia não é nada agradável.

Escolhi e fiz duas receitas bastante fáceis de fazer e aprovadíssimas: um tablete para você jogar no ralo da pia e um sabonete para você eliminar os odores das mãos.

Bora meter a mão na massa.

Tabletes desodorizantes para pia

Originalmente ele é para ser usado em pias que tem trituradores de alimentos, mas vai funcionar muito bem na sua pia comum e eliminar os odores desagradáveis

Ingredientes

Reaproveitando as sobras do café!!1 xícara de pó de café (usado) – ½ xícara de sal de Epson (sulfato de magnésio)- ½ xícara de bicarbonato de sódio – 3 colheres de sopa de vinagre – essência de canela (opcional)

Preparo

Reaproveitando as sobras do café!!

Reaproveitando as sobras do café!!Misture todos os ingredientes secos em um bowl. Vá acrescentado as colheres de vinagre aos poucos. Não se assuste pois a mistura vai ferver.

A consistência da mistura deve ser de areia molhada. Com a mistura pronta use uma colher medidora para fazer os tabletes. É só encher a colher dar uma leve comprimida e bater com ela delicadamente sobre uma superfície para o tablete soltar.

Deixe secar até ficar com a consistência  bem firme. Guarde em um pequeno pote próximo à sua pia.

Para usar, depois de lavar a pia, coloque um tablete no ralo e deixe um pouco de água escorrer sobre ele.

Reaproveitando as sobras do café!!

Sabonete de café

Dizem que o café faz maravilhas para remover odores das mãos e que de quebra é um excelente esfoliante. Além disso você dá um fim útil ao pó de café que sobra no coador.

Você pode usar na cozinha e para dar um trato na sua pele

Ingredientes

Reaproveitando as sobras do café!!700g de glicerina para sabonete – 50g de pó de café (aquele já usado e seco) – 2 colheres de chá de canela – 20g de leite – 10 gotas de essência de canela – uma forma de bolo inglês

Preparo

Derreta a glicerina em banho-maria. Retire a panela do fogo e misture os demais ingredientes. Coloque a mistura em uma forma de bolo inglês forrada com plástico filme.

Espere secar bem para desenformar. Como o clima por aqui estava bem quente, levou uns dois dias para secar completamente.

Desenforme, corte no tamanho e formato desejado. Caso você queira dar de presente, envolva o sabonete em pequenos retalhos de tecido e amarre com um barbante.

Reaproveitando as sobras do café!!

Reaproveitando as sobras do café!!

Reaproveitando as sobras do café!!

Receita original: Dcoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *