Almôndegas de carne com molho picante e massa da Alsácia.

Almôndegas de carne com molho picante e massa da Alsácia.A região da Alsácia é famosa por suas massas feitas à base de ovos. Embora massa não seja o tipo de prato que associamos à culinária francesa, essa receita vai mudar seu conceito!!

Ingredientes

Almôndegas de carne com molho picante e massa da Alsácia.400g de massa, de preferência da Alsácia, à base de ovos ( eu comprei uma massa italiana à base de ovos, porque não encontrei nenhuma dessa região) – 250g de recheio de lingüiça – 250g de carne moída – 1 colher de sopa de azeite de oliva – salsa picada para decorar

Para o molho picante: 500ml de caldo de carne morno – 30g de manteiga – 30g de farinha de trigo – 30g de bacon defumado em cubos – 1 cebola bem picada – 1 cenoura bem picada – 1 talo de aipo bem picado – 1 colher de sopa de massa de tomate – 175ml de vinho tinto – 1 bouquet garni (tomilho, louro, talos de salsa e grãos de pimenta-do-reino)- 2 colheres de sopa de minipepinos em conserva bem picados – 2 colheres de sopa de alcaparras bem picadas

Almôndegas de carne com molho picante e massa da Alsácia.

Preparo

Almôndegas de carne com molho picante e massa da Alsácia.Para preparar o molho, refogue os legumes com o bacon em fogo médio até dourar. Retire-os da panela com uma escumadeira e acrescente a manteiga. Quando ela derreter polvilhe-a com a farinha e mexa até a mistura ficar da cor de Coca-Cola. Abaixe o fogo e incorpore aos poucos o caldo morno, mexendo com vigor. Adicione a massa de tomate e o vinho e mexa até a massa dissolver. Volte o refogado de legumes e bacon para a panela, junte o bouquet garni e cozinhe em fogo brando por 15 minutos. Passe o molho na peneira e acrescente os pepinos e as alcaparras. Prove o tempero e reserve.

Enquanto isso, prepare as almôndegas. Misture a carne moída com o recheio da lingüiça ( eu passei o recheio da lingüiça no processador para que as almôndegas ficasse mais compactas e acrescentei uma pitadinha de tempero por causa da carne moída). Molde as almôndegas um pouco menores que uma bola de golfe. Frite-as no azeite numa frigideira antiaderente grande por  uns 5 minutos ou até ficarem cozidas. Despeje sobre elas o molho e mantenha-as aquecidas.

Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e sirva com as almôndegas ao molho salpicada de salsa picada.

Almôndegas de carne com molho picante e massa da Alsácia.

Almôndegas de carne com molho picante e massa da Alsácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *