Gougères – Bombinhas de queijo

Gougères – Bombinhas de queijoEsta é a versão salgada das chouquettes. Tradicionalmente, elas são polvilhadas com um queijo forte, como um comté curado, mas pode-se usar também gergelim preto, ervas e especiarias. Essas bombinhas salgadas são deliciosas.  Prepare tudo de antemão para facilitar na hora de preparar a receita.

Ingredientes

IMG_3063125ml de água – 125ml de leite – 100g de manteiga em cubos – 1 colher de chá de sal – 1 colher de chá de açúcar – 1 pitada de chilli em pó – 170g de farinha de trigo forte – 75g de queijo duro ou semi-duro (gruyère, comte, parmesão ou cheddar) – 2 colheres de sopa de ervas bem picadas (salsa, coentro, manjericão ou cebolinha – opicional) – 4 ovos

Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque em uma panela a água e o leite, acrescente a manteiga, o sal, o açúcar e o chili e leve ao fogo alto. Quando a manteiga derreter, abaixe o fogo e adicione a farinha toda de uma vez. Mexa com força. Nesse ponto, a mistura terá  consistência de purê empelotado. Junte 50g de queijo ralado e as ervas (se for usar). Continue batendo até obter uma bola lisa que solte da panela.

Tire a panela do fogo e mexa até a massa esfriar o bastante para ser manuseada. Incorpore um ovo de cada vez – a massa vai ficar empelotada, mas mexa sem parar e ela ficará lisa ( sugiro que olhe o ponto da massa, antes de acrescentar todos os ovos, no meu caso foram necessários apenas 2, para a massa não ficar mole). Uma vez incorporados os ovos e com  a massa lisa, coloque-a num saco de confeitar de 5mm. Forre vários tabuleiros com papel manteiga, pingando um pouco de massa em cada canto para fixar o papel.

Para formar as gougères, segure o bico a um ângulo de 90 graus a cerca de 5mm do tabuleiro. Mantenha o bico reto e esprema uma quantidade de massa do tamanho de uma noz, depois vire o bico de lado para que ela pare de sair. Repita o procedimento para fazer 20-30 gougères, com 2 cm de intervalo entre elas. Se ficarem muito pontudas, molhe a ponta do dedo com água e bata delicadamente para abaixar as pontas, ou elas queimarão no forno. Polvilhe com o restante do queijo ralado* antes de levar ao forno por 20 minutos ou até ficarem douradas e crocantes.

É melhor comê-las na hora, mas elas podem ser guardadas por vários dias em um pote hermético. Para deixá-las crocantes, leve-as ao forno a 150 graus por 5 minutos.

*Em vez de polvilhá-las com queijo ralado, você pode usar sementes de papoula, cabelo-de-vênus, alcaravia, gergelim, ou combinar o queijo com as sementes.

Gougères – Bombinhas de queijo

Gougères – Bombinhas de queijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *