Pissaladière – Torta de anchovas, cebola e azeitonas pretas.

Pissaladière - Torta de anchovas, cebola e azeitonas pretas.O nome pissaladière vem de pissala, uma pasta salgada de peixe usada originalmente para dar sabor ao prato. Hoje, a base, semelhante a uma pizza, é coberta com anchovas em vez da pasta de peixe, misturadas com cebolas refogadas e azeitonas pretas.

Ingredientes

Pissaladière - Torta de anchovas, cebola e azeitonas pretas.

5g de fermento biológico – 75ml de água morna – 1 pitada de açúcar – 150g de farinha de trigo forte – ½ colher de chá de sal – ½ colher de chá de alecrim seco – 1 colher de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para pincelar

Para o recheio: 500g de cebolas grandes cortadas em lâminas – 8 anchovas com óleo escorrido ( como aqui em Belo Horizonte as anchovas que se encontram são aquelas bem  pequenas, substituí por sardinhas em óleo) – 1 colher de sopa de azeite de oliva mais um pouco para regar – 1 pitada de açúcar – as raspas finas de 1 laranja (opcional) – 10 azeitonas pretas sem caroço

Preparo

Comece pela base. Dissolva o fermento na  água com o açúcar. Junte o restante dos ingredientes secos numa tigela, acrescente o fermento dissolvido e o azeite e misture para formar uma massa. Vire-a sobre uma superfície polvilhada com um pouco de farinha e sove até estar lisa e bem elástica ( uns 5 minutos).

Unte uma assadeira com azeite. Abra a massa até ficar com 3mm de espessura ( como uma pizza fina e do formato que você quiser)  e coloque- a na assadeira, empurrando-a para subir pelas laterais. Pincele com azeite, cubra com um pano úmido e deixe crescer num lugar quente por  30 minutos.

Nesse meio tempo prepare o recheio. Refogue delicadamente as cebolas e 2 das anchovas no azeite por 30-40 minutos. Quando as cebolas estiverem macias e com consistência de compota, adicione o açúcar e as raspas de laranja ( se for usar). Deixe esfriar por 10 minutos.

Preaqueça o forno a 200 graus. Disponha as cebolas sobre a massa e depois as outras anchovas (sardinhas)*. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno por 20-25 minutos, ou até a massa dourar. Retire do forno e coloque as azeitonas por cima. Sirva quente ou fria.

*Se preferir as sardinhas mais suculentas em vez de sequinhas, coloque-as no fim junto com asa azeitonas.

Pissaladière - Torta de anchovas, cebola e azeitonas pretas.

Pissaladière - Torta de anchovas, cebola e azeitonas pretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *