Chouquettes – Bombinhas doces

Chouquettes – Bombinhas docesAs chouquettes  – ou bombinhas doces – são menos conhecidas que os profiteroles e as bombas, porque são cobertas com açúcar perlé ( ou pérolas de açúcar), mas são feitas com a mesma massa choux.

A confeitaria é muito precisa, então antes de começar , tenha todos os ingredientes medidos e à mão.

Ingredientes

Chouquettes – Bombinhas doces

125ml de água – 125ml de leite – 100g de manteiga em cubos – 1 colher de chá de sal – 1 colher de chá de açúcar – 170g de farinha de trigo forte – 4 ovos – açúcar de confeiteiro para polvilhar – 100g de açúcar perlé ( muito difícil de ser encontrado, substitua por nozes bem picadas misturadas a açúcar mascavo)

Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque numa panela a água e o leite, acrescente a manteiga, o sal e o açúcar e leve ao fogo alto. Quando a manteiga derreter, abaixe o fogo e adicione a farinha toda de uma vez. Mexa com força. Nesse ponto, a mistura terá a consistência de um purê empelotado. Continue mexendo até obter uma bola lisa que solte da panela.

Tire a panela do fogo e mexa a massa até esfriar o bastante para ser manuseada. Incorpore um ovo de cada vez – a massa ficará empelotada, mas mexa sem parar e ela ficará lisa. Uma vez incorporado os ovos e com  a massa lisa, coloque-a em um saco de confeitar com bico de 5mm. Forre vários tabuleiros com papel-manteiga.

Para formar as chouquettes, segure o bico em ângulo de90 graus a cerca de 5mm do tabuleiro. Mantenha o bico reto e esprema uma quantidade de massa do tamanho de uma noz, depois vire o bico de lado para que ela pare de sair. Repita o procedimento para fazer de 20-30 chouquettes, com 2 cm de intervalo entre elas. Se ficarem muito pontudas, molhe a ponta dos dedos  na água e bata delicadamente para abaixar as pontas, ou elas queimarão no forno.

Polvilhe-as com o açúcar de confeiteiro e , após um minuto, polvilhe o açúcar mascavo misturado com as nozes.. Polvilhe outra camada de açúcar de confeiteiro e leve ao forno por 20 minutos ou até ficarem douradas e crocantes.

Chouquettes – Bombinhas doces

Chouquettes – Bombinhas doces

Chouquettes – Bombinhas doces

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *