Como ter conforto em um banheiro pequeno.

Como ter conforto em um banheiro pequeno.Toda vez que se pensa em decorar um ambiente, precisamos pensar em duas coisas: beleza e funcionalidade.

Ainda que a beleza seja o que nos atraia primeiramente, é impossível viver em um ambiente que não sirva aos seus propósitos, por não ter os requisitos básicos de conforto.

De que adianta um sofá lindo na sua sala de TV se ele não for confortável e te permitir relaxar para assistir a um bom filme??

E o que dizer de uma sala de jantar cuja mesa é maior do que deveria ser e as pessoas tem que se espremer para sentar e circular pelo ambiente.

Como designer sei que os clientes tem muitos sonhos e nós precisamos entendê-los para que a casa deles seja exatamente o reflexo de suas personalidades. Mas também precisamos mostrar para eles, que muitas vezes esses sonhos não cabem nas metragens do ambiente que eles possuem e assim vãos nos entendendo e procurando as melhores soluções.

Tem gente que adoraria ter um banheiro amplo, quase um SPA, para relaxar, se arrumar, se maquiar. Infelizmente é a realidade de poucos. A metragem está cada vez mais reduzida e mal cabem duas pessoas juntas nesse mesmo ambiente.

Mas pouco espaço não significa pouco conforto ou até mesmo deixar de se preocupar com a decoração desse ambiente. Por isso resolvi dar algumas dicas para você deixar esse espaço da sua casa lindo e funcional!!

# Layout : Caso seu banheiro seja retangular o melhor é que o vaso sanitário e a pia estejam localizados na mesma parede para se criar um corredor de circulação livre até o box. Caso seu banheiro não seja assim, talvez seja hora de pensar na possibilidade de uma reforma para trazer mais conforto para você!!

No caso do ambiente ser quadrado, tendo o box de frente para a porta, o vaso sanitário e a pia vão ficar frente à frente em paredes opostas!!

Sempre se lembre de evitar que a primeira coisa que seja vista pela porta do banheiro seja o vaso sanitário!!

Como ter conforto em um banheiro pequeno.

Como ter conforto em um banheiro pequeno.

# Box : dê preferência a vidros transparentes ou foscos branco para trazer amplitude ao ambiente. Caso ele seja muito pequeno , você pode ter apenas uma folha de vidro na área do chuveiro e deixar uma entrada de 70 cm para ele.

Como ter conforto em um banheiro pequeno.

Como ter conforto em um banheiro pequeno.

# Revestimentos : Dê preferência às cores claras. Revestimentos de qualidade costumam ser caros, então você tem a opção de revestir apenas a área do box e usar tinta epóxi nas demais áreas.

Lembre-se de ter o cuidado de usar um revestimento antiderrapante no piso para evitar acidentes.

Como ter conforto em um banheiro pequeno.Como ter conforto em um banheiro pequeno.

# Bancada: o melhor seria que a cuba pudesse estar sobre uma bancada, com espaço inferior para um armário, a fim de acomodar itens de higiene pessoal de uso diário. Evite cubas grandes que podem comprometer a circulação. As de sobrepor e as de encaixe são as que melhor funcionam em ambientes pequenos, principalmente as retangulares. Evite colocar muitos enfeites sobre a bancada, para que ela seja mais funcional na hora de você se arrumar. Ela vai acomodar os objetos que você precisa no momento, sem bagunça e assim você consegue se arrumar sem stress!!

Como ter conforto em um banheiro pequeno.

Como ter conforto em um banheiro pequeno.

# Amplitude: como o espaço por si só já é pequeno, existem truques para que as linhas horizontais sejam valorizadas e você tenha a sensação de que o espaço é maior.

Evite usar revestimentos muito grandes e retangulares. Eles aumentam a sensação de pé direito mais alto.

Alinhe a altura de armários, espelhos, janelas e portas, Essa continuidade visual cria uma sensação de horizontalidade que parece fazer o ambiente aumentar.Ele alonga e alarga a sensação.

# Iluminação e tomadas: Aqui, menos é mais. Evitar muitas luminárias no teto é uma ótima opção, até porque você não vai precisar de muita coisa para iluminar esse ambiente. Use uma luminária centralizada para iluminação geral e luminárias na área do espelho para ajudar na hora de barbear e se maquiar. O melhor  é que essas luminárias sejam localizadas nas laterais do espelho e estar alinhadas com a altura de nossos olhos ( entre 140 e 180cm do piso) , o que evita aquelas sombras indesejáveis quando elas estão instaladas no teto à frente do espelho.

Não se esqueça de tomadas na região da bancada. Pode parecer bobagem, mas já vi muito banheiro por aí que não tinha uma tomada sequer!!

# Armários: bancada sob a pia é a melhor opção, mas caso você tenha uma pia de coluna, explore as paredes para instalar armários ou módulos, mas lembrando sempre de que eles não devem ser muito profundos para não criar uma sensação de ambiente apertado!!

Como ter conforto em um banheiro pequeno.

Como ter conforto em um banheiro pequeno.

Espero que essas dicas possam te ajudar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *