Minibife Wellington !

Minibife Wellington !Boeufs em croûte são tradicionalmente feitos com recheio de cogumelos e massa folhada. Mas a talentosa Rachel Khoo criou uma versão com carne dee cervo, cebola roxa e armagnac. As notas de caramelo do conhaque combinam muito bem com a doçura natural das cebolas.

Como carne de cervo é um tanto difícil de se achar e o armagnac tem um preço bastante alto por aqui, a minha receita leva filé mignon e conhaque!!!

Ingredientes

Minibife Wellington ! 4 bifes de carne de cervo (ou filé mignon)  com 175g e 2 cm de espessura – sal e pimenta-do-reino  a gosto – b3 cebolas roxas grandes em lâminas – 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga – 1 pitada de açúcar – 1 boa pitada de sal – 2 colheres de sopa de armagnac – 500g de massa folhada cortada em 4 – 3 colheres de sopa de mostarda de Dijon – 1 ovo misturado com 2 colheres de sopa de água para pincelar.

Preparo

Leve ao fogo mais alto possível uma frigideira antiaderente. Tempere a carne por igual com sal e a pimenta. Com a frigideira fumegando, doure os bifes por 30 segundos de cada lado. Retire-os e reserve. Na mesma frigideira, em fogo médio, refogue a cebola com a manteiga, o açúcar e o sal por 20 minutos, até ela ficar macia e caramelizada. Acrescente o armagnac e cozinhe por 10 minutos, mexendo às vezes, até as cebolas ficarem secas. Deixe esfriar por 10 minutos e passe no processador até obter um creme liso. Leve à geladeira por 1 hora até gelar (ou ao freezer para acelerar)

Entre 2 folhas de papel manteiga, abra ¼ da massa obtendo um retângulo de 0,5cm de espessura. Corte para formar 2 quadrados um pouco maiores que os bifes. Repita o procedimento com o restante da massa até obter os 8 quadrados. Preaqueça o forno a 200 graus e forre uma assadeira com papel manteiga.

Pincele um pouco de mostarda no bife e coloque-o no meio do quadrado de massa. Cubra o bife com 1 colher de sopa cheia da msitura de cebola, pincele as bordas da massa com a água e o ovo e cubra com o outro quadrado. Pressione bem as bordas para selar, depois apare o excesso de massa para deixar uma borda de 1 cm e aperte-a com um garfo. Faça o mesmo com os outros quadrados de massa e os 3 bifes restantes. Corte um pequeno xis na parte de cima de cada pastel e pincele a massa com a mistura de ovo. Coloque os pastéis na assadeira e leve ao forno por 12 minutos para ter a carne ao ponto. Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Minibife Wellington !

Minibife Wellington !

Minibife Wellington !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *